Livro didático de Geografia: formação e deformações cartográficas

Autores

  • José Luiz Vaz de Sousa Secretaria Municipal de Educação de Catalão, Goiás

Resumo

Resumo

O presente artigo tenciona promover a discussão quanto à qualidade do livro didático, mormente o de Geografia e, neste, em relação ao conteúdo cartográfico, tido pelo autor como essencial e indispensável para a consecução de outros conhecimentos geográficos e para o exercício cotidiano da cidadania. A eficiência do conteúdo posto nos livros didáticos, especialmente os direcionados aos primeiros anos escolares, torna-se, portanto, necessário de todos os cuidados. E não é o que se tem observado. No caso em pauta, um ciclo que começa com o aluno alfabetizado cartograficamente de forma insatisfatória se reinicia com o mesmo aluno, eventualmente alçado à condição de professor, e tal como seu antecessor, despreparado para a prática da cartografia, ocasionando outras más formações. Fato demonstrado no desconhecimento de alguns conceitos fundamentais pelos alunos que ingressam na graduação em Geografia, evidência de que não tiveram uma boa formação cartográfica, possivelmente consequência do uso de um livro didático de conteúdo deficiente, em muitos casos o único material didático disponível para alunos e professores.

Palavras-chave: Livro Didático, Ensino de Geografia, Cartografia Escolar

 

Abstract

This article intends to promote discussion about the quality of textbooks, especially the geography and this, in relation to the cartographic content, taken by the author as essential and indispensable to the attainment of other geographical knowledge and the daily exercise of citizenship. The efficiency of the post content in textbooks, especially targeted at early school years, it is therefore necessary for all care. And it's not what you have observed. In the case at hand, a cycle that begins with the student literate cartographically unsatisfactorily restarts with the same student, possibly raised to teacher status, and like its predecessor, unprepared for the practice of cartography, causing other malformations. As demonstrated in the ignorance of some fundamental concepts by students who enter graduate in Geography, evidence that did not have a good cartographic training, possibly a result of the use of a textbook of poor content, in many cases the only teaching materials available to students and teachers.

Key words: Textbook, Geography Education, School Cartography

Biografia do Autor

  • José Luiz Vaz de Sousa, Secretaria Municipal de Educação de Catalão, Goiás

     

     

     

Downloads

Publicado

2017-03-19

Edição

Seção

Artigos