PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DA METODOLOGIA MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO

  • Kaio José Silva Maluf Franco
  • Aline Cristine Ferreira Braga do Carmo
  • Josiane Lopes Medeiros
Palavras-chave: Pesquisa em educação, Qualitativo, Quantitativo, Materialismo histórico dialético.

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar algumas considerações elucidativas da abordagem qualitativa em educação e a metodologia materialismo histórico dialético. Para tanto, discute-se a caracterização das pesquisas qualitativas. Nesse percurso faz-se uma investigação acerca dessa metodologia e as justificativas para a sua utilização. Neste sentido, realizou-se revisões bibliográficas do aporte teórico de GAMBOA (2010); LUDKE e ANDRÉ (1986); MARQUES (1997); FRIGOTTO (2010); TRIVINOS (1987). Verificou-se que as pesquisas qualitativas são as mais utilizadas na área da educação por tratarem da subjetividade e não do positivismo, muitas vezes, funcionalista encontrado nas pesquisas quantitativas, porém, sendo estas, uma complemento da outra, não se excluindo, mas sendo igualmente desenvolvidas nos limites possíveis.

Biografia do Autor

Kaio José Silva Maluf Franco
Graduação em Filosofia pela PUC-GO (2007), pós-graduação lato sensu em Gestão Financeira e Controladoria pela UNIVERSO (2009). Professor da rede pública estadual e privada na cidade de Iporá GO e da UEG na área de Filosofia, Sociologia, Antropologia e Língua Latina. Aluno do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Unviersidade Federal de Goiás - Campus Jataí.
Aline Cristine Ferreira Braga do Carmo
Graduada em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília. Pós-graduada em Práticas docentes e gestão na educação básica. Aluna do Programa de Pós Graduação Stricto Senso em Educação da Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí GO.
Josiane Lopes Medeiros
Graduada em Pedagogia, Licenciatura Plena, pela Universidade de Rio Verde, especialista em Psicopedagogia pelas FIJ - Faculdades Integradas de Jacarepaguá - RJ. Atualmente é Pedagoga no IF Goiano campus Rio Verde GO, membro do Programa de Formação Continuada de Professores, membro da Comissão de Estágio de Cursos de Licenciatura, membro da Comissão dos Projetos Pedagógicos dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do campus Rio Verde, membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - NAPNE e membro da Comissão Permanente de Assistência ao Educando. Tem experiência na área de educação, educação básica, ensino superior, ensino profissionalizante, PROEJA, e ensino inclusivo. Orientação, desenvolvimento e atuação em projetos, planejamento e apresentações. Aluna do Programa de Pós Graduação Stricto Senso em Educação da Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí GO.
Publicado
2014-04-04
Seção
Práticas Educacionais