DISCUSSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revsap.v12i2.14335

Resumo

O uso das tecnologias digitais nos laboratórios de informática presentes nas unidades escolares é motivo de discussões entre os pesquisadores e estudiosos da educação (ARAÚJO, 2022; MORAES, 2016; MARCON, 2015; PAIVA, 2019). Simultaneamente, a pouca presença de programas voltados às tecnologias e educação no Brasil acarreta diversas interpretações do que existe em matéria de lei. Por essa razão, abordar as políticas educacionais que propõem introduzir as tecnologias digitais, apontando o histórico de sua implantação no Brasil e as políticas atuais vigentes, se faz relevante. O artigo tem como objetivo realizar um levantamento teórico sobre as políticas e ações que orientam os usos das tecnologias na educação. Ademais, observar as políticas públicas que regem as tecnologias e a educação básica e a formação dos professores para a finalidade pedagógica do uso das tecnologias digitais. Metodologicamente, o presente artigo se trata de um estudo bibliográfico e documental com natureza qualitativa. Os resultados indicam cenários entre projetos de implantação das tecnologias, formação de professores em suas condições objetivas de implantação e normatização. Concluímos que existe a urgência na implantação de políticas educativas efetivas para o chamado debate ético democrático da educação em elaborações revolucionárias.

Biografia do Autor

  • Cláudia Helena dos Santos Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

    Professora/Pesquisadora do Instituto Federal de Goiás (IFG). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (IFG). Pós-doutorado em Estudos Culturais pela Faculdade de Letras (UFRJ). Doutorado e Mestrado em Educação (PUC-Goiás). Graduação em Pedagogia (UEG)

     

Publicado

2023-10-17