Democratização da gestão no sistema público de ensino: uma perspectiva constitucional
Resumo
A gestão democrática no sistema de ensino público em uma perspectiva constitucional foi o princípio norteador para a análise deste trabalho. A presente pesquisa objetivou avaliar os saberes das alunas do Curso Escola para Gestores da Rede Municipal de Ensino de João Pinheiro-MG. Para a realização de tal avaliação, o presente trabalho embasou-se no princípio da gestão democrática prevista nas legislações e no Plano Decenal do município, com vigência 2015-2025, que trazem a gestão democrática como fator relevante para a melhoria da educação pública Esta pesquisa , de cunho qualitativo, foi realizada por intermédio da técnica de coleta de dados Survey, mediante a aplicação de questionários a 29 alunos da formação em serviço do curso Escola para Gestores, no qual foram coletados os dados, cujo resultado apresentamos neste trabalho. Durante a pesquisa, foi possível perceber as possibilidades de uma gestão democrática, mas para que essa forma de gestão efetivamente aconteça, faz-se necessária a disponibilidade de cada gestor em despir-se da vaidade do poder e compartilhar sucessos e dificuldades.
Palavras-chave: Gestão Democrática. Educação. Políticas Públicas.