Políticas públicas de educação e os jovens do bairro Serrote: um estudo de caso no Vale do Ribeira/Registro - Sp

Autores

  • Micheline Ramos de Oliveira
  • Marcelina de Fátima de Souza
  • Maria Glória Dittrich

Palavras-chave:

Políticas públicas, educação, jovens.

Resumo

A pesquisa teve por objetivo realizar um estudo sobre as políticas públicas de educação focalizando jovens moradores do bairro Serrote – Registro – Vale do Ribeira- SP. O problema que moveu esse estudo é a ausência de políticas públicas educacionais específicas que atendam parte da população jovem desse bairro na zona rural, Serrote- Registro/SP, que não são atendidos em suas demandas.  A metodologia aplicada nesse processo foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida num estudo de caso, onde os dados foram coletados por entrevistas abertas e analisados por meio da confecção de núcleos de significado e sentido. Os resultados demonstraram que por um período as políticas que foram ofertadas tiveram um impacto positivo e significativo na vida dos jovens, cessando por uma discordância dos anseios da população e por falta de vontade política. Partindo dessa análise, esperamos que a pesquisa possa vir a contribuir, por meio do enaltecimento das falas dos jovens, com a reformulação e formatação de políticas públicas de educação que efetivamente atendam as demandas dessa população. Por fim, propomos algumas iniciativas que podem legitimamente fomentar tais políticas.

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

Políticas públicas de educação e os jovens do bairro Serrote: um estudo de caso no Vale do Ribeira/Registro - Sp. (2018). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 7(2), 257-275. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/8100