Fatores determinantes do desempenho acadêmico no ensino superior: estado da arte

Autores

  • Henrique Grabalos da Silva UFTM
  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior UFTM

Palavras-chave:

Desempenho Acadêmico. Ensino Superior. Estado da Arte.

Resumo

Este artigo é uma pesquisa do tipo estado da arte que tem por finalidade verificar os fatores determinantes que estão relacionados ao desempenho acadêmico de alunos no Ensino Superior. Pretendeu-se, portanto, verificar se existem pesquisas relacionadas ao tema e analisar a que ponto estes itens colaboram ou não para o desenvolvimento dos estudantes em seus respectivos cursos. Foram encontrados seis trabalhos nas bases de dados Capes (periódicos), Scielo, Science Direct e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Observou-se que o ingresso de um aluno no Ensino Superior depende de fatores além do mecanismo de ingresso adotado pelas universidades, pois mostram que fatores sociais, econômicos e culturais estão ligados ao desempenho acadêmico do aluno. Também há necessidade de que estudos do desempenho dos estudantes em academias sejam realizados e relacionados com o perfil do aluno e suas dificuldades.

Downloads

Publicado

2017-03-08

Como Citar

Fatores determinantes do desempenho acadêmico no ensino superior: estado da arte. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 6(2), 409-427. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5966