Educação, religião e espaço sagrado

Autores

  • Eunice Simões Lins Gomes UFPB
  • Josilene Silva da Cruz UFPB

Palavras-chave:

Ensino Religioso. Diversidades. Espaço Sagrado.

Resumo

Compreendemos o Ensino Religioso (ER) como área do conhecimento humano, científico e social, que se constitui disciplina escolar para contribuir com a educação, formação e humanização das crianças e jovens. Percebemos o espaço sagrado, como lugar de manifestação, com suas peculiaridades, crenças e valores e consideramos a sala de aula como lugar propício para professor e aluno discutirem em clima de harmonia essas questões, proporcionando uma educação que respeita o indivíduo e a diversidade. Desse modo desenvolvemos uma pesquisa descritiva e de campo em uma escola da rede estadual no ensino fundamental com professores do componente curricular Ensino Religioso. Traçamos como objetivo favorecer uma aprendizagem mais ampla sobre a diversidade de fenômeno religioso, desenvolvendo o turismo religioso, visitando os espaços sagrados através da aula passeio uma proposta pedagógica de Celestin Freinet. Como primeiro resultado foi possível identificar e mapear os lugares sagrados que fazem parte da região onde a escola encontra-se inserida e visitar três espaços sagrados: um terreiro de umbanda, uma igreja católica e uma igreja evangélica, bem como identificar os símbolos religiosos e sua simbologia presentes nestes espaços favorecendo a compreensão e percepção dos educandos com relação à perspectiva simbólica e sua relação homem e espaço sagrado.

Downloads

Publicado

2017-03-08

Como Citar

Educação, religião e espaço sagrado. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 6(2), 231-252. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5956