OS MULTILETRAMENTOS E A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
foco em práticas de leitura com crianças de 0 a 3
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a integração entre os multiletramentos e a ludicidade na educação infantil, especificamente de bebês e crianças de 0 a 3 anos, destacando as práticas de leitura como possibilidades para promover o desenvolvimento da aprendizagem. Para este estudo, a metodologia adotada foi o estudo bibliográfico exploratório de abordagem qualitativa. Como embasamento para a discussão, buscamos apoio em autores que dialogam com a temática proposta, como Soares (2004, 2020), Rojo (2009, 2012), Guimarães (2011) e Silva e Carvalho (2020). Os estudos apontam que a combinação do multiletramento com a ludicidade proporciona um contexto de aprendizagem inclusivo e diversificado. Além disso, os multiletramentos possibilitam às crianças a criação e a interpretação de sentidos por meio das linguagens oral, corporal e visual no ambiente escolar, promovendo, assim, vivências na sala de convivência, as quais permitem que se expressem e sejam ouvidas. Dessa maneira, um trabalho com os multiletramentos junto da ludicidade, na sala de convivência, pode contribuir para tornar a aprendizagem mais atraente e significativa para as crianças.
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