PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA AULAS DE INGLÊS NA PLATAFORMA CANVA SOB PREMISSAS DO LETRAMENTO CRÍTICO E VISUAL

Autores

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir sobre as possibilidades de uso do Canva para construção de material didático para o ensino de língua inglesa a partir da perspectiva dos letramentos crítico e visual. O estudo insere-se no campo qualitativo-interpretativista de análise documental e utilizamos de critérios iniciais para escolha e análise da plataforma em nosso percurso metodológico. As autoras, mestrandas e pesquisadoras, partiram de uma percepção comum: a dificuldade de encontrar recursos pedagógicos gratuitos e acessíveis que contemplassem essas abordagens. Com o avanço na pesquisa acadêmica, buscamos caminhos para elaborar materiais intuitivos, criativos e que pudessem ser utilizados por outros docentes, especialmente no contexto da escola pública. Após experimentações, encontramos na plataforma Canva.com um recurso eficaz para essa produção. Assim, o presente material reúne ideias práticas que podem ser desenvolvidas por meio das ferramentas da plataforma, promovendo um ensino crítico e visualmente engajado da língua inglesa. Os resultados, apresentados sob capturas de imagem da plataforma (prints de tela das funções), demonstram uma ferramenta versátil, capaz de dialogar com diferentes propostas pedagógicas, permitindo a criação de conteúdos multimodais que estimulam a criticidade, a criatividade e a autonomia de docentes e discentes.

Biografia do Autor

  • Rafaela Vilela, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás - UEG/UnUCSEH Nelson de Abreu.

    Mestranda pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias  - PPG-IELT/UEG.

    Bolsista CAPES.

  • Mithielly Barbosa de Araujo, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás - UnU-Posse.

    Mestranda pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - PPG-IELT/UEG.

    Bolsista FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás.

Downloads

Publicado

2025-07-10

Como Citar

PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA AULAS DE INGLÊS NA PLATAFORMA CANVA SOB PREMISSAS DO LETRAMENTO CRÍTICO E VISUAL. (2025). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 15(Fluxo Contínuo), 049-064. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/16815