TEMATIZANDO O FUTEBOL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A PARTIR DO SPORT EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxo%20Cont.15344Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica de tematização do protagonismo das mulheres no futebol, utilizando como estratégia de ensino as adaptações do modelo Sport Education. O Sport Education é uma abordagem de ensino que privilegia as questões de cunho social e afetivo, em detrimento do desenvolvimento de habilidades técnicas. A pesquisa utilizada é do tipo intervenção pedagógica, que tem como finalidade contribuir para a solução de problemas práticos (DAMIANI et. al., 2013), e foi dividida em duas etapas: 1) método de intervenção e, 2) método de avaliação da intervenção. A pesquisa foi aplicada com uma turma do 2º ano do ensino médio integrado, composta apenas por meninas. Ao aplicar o Sport Education no contexto do futebol, foi possível explorar uma variedade de temas de relevância social, oferecendo espaço para discussões sobre a participação das mulheres no esporte, estereótipos de gênero, igualdade de oportunidades, representações, entre outros.