TRILHA DE CORES

GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE COMPOSIÇÃO E PROJETO GRÁFICO NO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA.

Resumo

Nesta pesquisa objetivou-se planejar e executar uma atividade gamificada para uma disciplina do curso de Publicidade e Propaganda, visando identificar quais os saberes docentes e os elementos dos jogos digitais estão presentes no desenvolvimento e execução desta atividade, mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para tanto, buscou-se fundamentação teórica em relação às temáticas da gamificação e dos saberes docentes. A investigação foi de cunho observacional e qualitativo. O professor apoiou-se em uma sabedoria digital para a utilização das TDIC e se apropriou conceitualmente dos elementos dos jogos digitais (dinâmicas, mecânicas e componentes) para planejar a atividade gamificada e, a partir da sua execução, identificou que os saberes docentes mais significativos para o estudo foram os saberes curriculares e experienciais.

Biografia do Autor

Daniel Augusto Monteiro de Barros, Facima/Unip

Atualmente cursando o Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Alagoas (2021). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Educação - PPGE, da Universidade Federal de Alagoas (2018). Especialista (MBA) em Marketing e Publicidade pela Faculdade Maurício de Nassau - AL (2011). Possuo graduação em Comunicação Social, Relações Públicas, pela UFAL (2010) e também possuo Graduação em Sistemas de Informação, EAD, pela UFAL (2017). Sou professor Adjunto da Faculdade da Cidade de Maceió, FACIMA/FAA/IESA, com experiência em aulas presenciais e on-line/remota (em especial no período relacionado à pandemia de Covid-19). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Publicidade e Propaganda, além de membro do Corpo Editorial e revisor do periódico acadêmico Revista Facima Digital - Gestão (ISSN: 2526-3307). Fui professor substituto da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, junto ao Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte, curso de Comunicação Social - Relações Públicas, de 2018 a 2020. Sou integrante do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura). Foi professor da Educação Básica em escolas particulares, tutor no programa de formação continuada da Secretaria de Educação a Distância (MEC), professor tutor 1 na Universidade Tiradentes e professor no Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL. Integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, atualmente é líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal. É professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, onde exerceu a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Publicado
2021-05-07
Seção
Artigos