A INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO:

AS EXPERIÊNCIAS NO IFTM, CAMPUS PATOS DE MINAS

  • Luis Fernando Tosta Barbato Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar como a atividade de Pesquisa pode ser um importante instrumento para a implementação do Ensino Médio Integrado, servindo como um elemento de intersecção entre a História e as disciplinas do curso técnico. A partir das experiências ocorridas no campus Patos de Minas, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, buscaremos mostrar como a pesquisa em História, realizada de maneira a dar sentido a um Ensino Médio Integrado, pode gerar resultados educacionais satisfatórios, tanto para os alunos, quanto para a instituição, valorizando assim a prática da Iniciação Científica como elemento fundamental desse processo integrador.

Biografia do Autor

Luis Fernando Tosta Barbato, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil

Doutor em História Cultural (Unicamp); estágio pós-doutoral na Vanderbilt University, Estados Unidos; Professor e Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTM, campus Patos de Minas Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Patos de Minas

Publicado
2020-12-18