DIREITOS HUMANOS FRENTE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FEMINICÍDIO NO ESTADO DE GOIÁS

Autores

  • Waldete Vicente da Silva , , Universidade Estadual de Goiás (UEG), Senador Canedo, Goiás, Brasil.
  • Suelaynne Lima da Paz , , Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás, Brasil.

Resumo

A violência doméstica e feminicídio é um fenômeno complexo que motiva discussões teórico- filosóficas e questionamentos ético-políticos no mundo todo. O contexto de violência em que as mulheres estão submetidas no âmbito familiar e na sociedade tornou-se uma crescente problemática de saúde pública e de violação dos Direitos Humanos. Nota-se que a violência praticada contra as mulheres acontece em diversas classes sociais que geralmente começa pela violência psicológica, posteriormente parte para as agressões físicas até terminar em morte. A maioria dos casos de violência doméstica contra a mulher e o número de feminicídio acontece no ambiente doméstico e familiar da vítima. Mesmo com as leis existentes como a Lei Maria da Penha nº11.340/06, para o enfrentamento a violência doméstica contra as mulheres, nota-se neste estudo os dados que são alarmantes e graves, graças ao mecanismo históricos e culturais que geram e mantêm a desigualdade entre homens e mulheres no Brasil e no mundo todo. No município de Senador Canedo, percebe- se a necessidade de estudos e pesquisas que colaborem para se compreender a dimensão dessa realidade tendo em vista a recorrência de casos. Nesse sentido, busca-se o entendimento da temática com uma revisão bibliográfica, acerca dos direitos humanos, especificamente dos direitos da mulher, sendo realizado ainda, um levantamento dos casos de violência contra a mulher em Goiás, em relação aos dados do município de Senador Canedo.

Biografia do Autor

  • Waldete Vicente da Silva, , , Universidade Estadual de Goiás (UEG), Senador Canedo, Goiás, Brasil.

    Graduada em Serviço Social. Pós-graduada em Educação em Direitos Humanos

  • Suelaynne Lima da Paz, , , Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiás, Brasil.

    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Estadual de Goiás.

Downloads

Publicado

2020-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIREITOS HUMANOS FRENTE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FEMINICÍDIO NO ESTADO DE GOIÁS. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 9(1), 82-99. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11401