PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS NO EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE GOIÂNIA-GO

Autores

  • João Henrique Suanno , , Universidade Estadual de Goiás - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
  • Felipe Durães de Souza Teles , , Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal fazer uma análise, por meio de intervenções, de práticas pedagógicas criativas no exercício da Educação Física escolar em uma escola pública de Goiânia-GO, identificando e compartilhando as experiências vividas, contribuindo com a transformação da educação da escola, de professores, alunos, pais e funcionários. Os métodos utilizados tiveram cunho qualitativo e suporte metodológico das pesquisas bibliográfica, documental e exploratória. No primeiro capítulo foi construído um referencial teórico sobre a escola criativa e suas práticas pedagógicas, a transdisciplinaridade a serviço da Educação Física escolar e um breve resumo da história da Educação. No segundo é explicado sobre a metodologia utilizada e no terceiro é feito uma análise dos dados obtidos. A conclusão desta pesquisa é que as práticas pedagógicas da escola pesquisada não são criativas, porque elas não contemplam os princípios do modelo de escola criativa, mas que, os diálogos e experiências vivenciadas durante o processo foram de grande valia para aqueles que tiveram envolvidos ou participaram, direta ou indiretamente, da construção desse trabalho.

Biografia do Autor

  • João Henrique Suanno, , , Universidade Estadual de Goiás - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias

    Pós-Doutor em Educação – Universidad de Barcelona – UB (2014). Doutor em Educação – Universidade Católica de Brasília – UCB (2013). Mestre em Educação – Universidad de La Habana – UH/Cuba (2003). Psicólogo – PUC-GO (1991). Professor titular da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Professor do quadro permanente do PPG-IELT/Anápolis-UEG.

  • Felipe Durães de Souza Teles, , , Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil.

    Licenciado em Educação Física – ESEFFEGO/Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS NO EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE GOIÂNIA-GO. (2020). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 9(1), 57-81. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/11400