PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS NO EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE GOIÂNIA-GO
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo principal fazer uma análise, por meio de intervenções, de práticas pedagógicas criativas no exercício da Educação Física escolar em uma escola pública de Goiânia-GO, identificando e compartilhando as experiências vividas, contribuindo com a transformação da educação da escola, de professores, alunos, pais e funcionários. Os métodos utilizados tiveram cunho qualitativo e suporte metodológico das pesquisas bibliográfica, documental e exploratória. No primeiro capítulo foi construído um referencial teórico sobre a escola criativa e suas práticas pedagógicas, a transdisciplinaridade a serviço da Educação Física escolar e um breve resumo da história da Educação. No segundo é explicado sobre a metodologia utilizada e no terceiro é feito uma análise dos dados obtidos. A conclusão desta pesquisa é que as práticas pedagógicas da escola pesquisada não são criativas, porque elas não contemplam os princípios do modelo de escola criativa, mas que, os diálogos e experiências vivenciadas durante o processo foram de grande valia para aqueles que tiveram envolvidos ou participaram, direta ou indiretamente, da construção desse trabalho.