Conflitos e hierarquias entre escravizados e trabalhadores livres no Crato,  Província do Ceará (1872)

Conflicts and hierarchies between enslaved people and free workers in Crato, Ceara Province (1872)

Autores

  • Daniel Alves de Alencar Universidade Estadual do Ceará (UECE) Autor

Palavras-chave:

Crato-CE., Violência., Sertão, Conflito.

Resumo

Este artigo discute o caso de violência contra “Preto João”, escravizado que foi espancado por Renovato José, trabalhador livre, enquanto desmanchava um cercado a mando de seu senhor, Miguel José Fialho. O texto está dividido em duas partes: na primeira, abordam-se as questões relacionadas às fontes; na segunda, analisa-se o contexto escravista da cidade do Crato, na Província do Ceará, no século XIX, com ênfase nas práticas sociais ligadas às disputas entre os habitantes da cidade. A principal fonte utilizada foi o processo criminal referente ao crime de lesão corporal, datado de 1872. O foco central do estudo é compreender os processos de violência e as disputas entre trabalhadores — livres e escravizados — em uma cidade localizada na região sul do sertão cearense.

Palavras-chave: Crato-CE. Violência. Sertão. Conflito. Trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Alves de Alencar, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

    Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História, Culturas e Espacialidades (PPGHCE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE); membro dos Grupos de Estudo e Pesquisa em História Afrodiaspórica (GEPAFRO) e do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente (NEHSA).

Downloads

Publicado

28-11-2025

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Conflitos e hierarquias entre escravizados e trabalhadores livres no Crato,  Província do Ceará (1872): Conflicts and hierarchies between enslaved people and free workers in Crato, Ceara Province (1872). (2025). Revista De História Da UEG (REVHIST), 14(2), e422506. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/16683