La sangre alta: la conciencia de linaje y los escritos de Pedro Afonso de Barcelos (siglo XIV)
O alto sangue: a consciência de linhagem e os escritos de Pedro Afonso de Barcelos (século XIV)
DOI:
https://doi.org/10.31668/revistaueg.v13i1.14428Resumen
“Un hombre de sangre alta de ambas partes de donde vino”. Con estas palabras Pedro Afonso (1287-1354), conde de Barcelos y bastardo del rey Dom Dinis I (1261-1325), escribió el panegírico de Dom Mudarra – pero ¿qué significaba esta cualidad atribuida por aquel historiador portugués? Aquí exploramos en los textos del conde lo que el historiador Georges Duby definió como una “conciencia de linaje”, es decir, una manera en la que los estratos nobles medievales se identificaban a partir de sus vínculos de parentesco. Nuestra hipótesis es que la expresión atribuida a ese noble caballero “de muy alta sangre” llevaba en su esencia un principio de historicidad: en Dom Mudarra el pasado de sus antepasados fue reconocido como un agente activo, un honor basado en las estructuras de parentesco de esa sociedad.
Palabras clave: Historiografía medieval. Nobleza. Península Ibérica.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.