A Santa Sé e a criação da prelazia de Diamantino em Mato Grosso (1929)

The Holy See and the Creation of the prelature of Diamantino in Mato Grosso (1929)

Autores

  • Jérri Roberto Marin , , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i2.13566

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a criação da prelazia de Diamantino, em 1929, projeto do arcebispo D. Francisco de Aquino Corrêa para reorganizar a arquidiocese de Cuiabá. A proposta tramitou entre os anos de 1925 e 1929, sendo reformulada quatro vezes devido às discordâncias entre o episcopado mato-grossense sobre os limites territoriais. Neste contexto, a Santa Sé pretendia expandir o número de circunscrições eclesiásticas e assegurar a presença da Igreja Católica entre as populações indígenas, porém prezava pela unidade do episcopado e, por isso, as divergências deviam ser superadas por meio de negociações diplomáticas. Pretende-se contribuir para os estudos sobre a criação de novas circunscrições eclesiásticas no Brasil, sobretudo em Mato Grosso. As fontes que permitiram o desenvolvimento da pesquisa foram obtidas na Hemeroteca Digital e no Arquivo Apostólico Vaticano.

Palavras-chave: Santa Sé. Dioceses. Mato Grosso. Província Eclesiástica de Cuiabá. Prelazia de Diamantino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jérri Roberto Marin, , , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP); docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

11-07-2023

Como Citar

A Santa Sé e a criação da prelazia de Diamantino em Mato Grosso (1929): The Holy See and the Creation of the prelature of Diamantino in Mato Grosso (1929). (2023). REVHIST - Revista De História Da UEG, 12(2), e222301. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i2.13566