Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada Tiradentes

Autores/as

  • José Edimar Souza Universidade do Vale do Rio dos Sinos Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul – Brasil

Resumen

Este estudo objetiva compreender os primórdios do ensino rural em Lomba Grande (Novo Hamburgo/RS), particularmente a implantação da Aula Pública Mista do Morro dos Bois, em 1933, a partir das memórias (orais e escritas). A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, tendo as narrativas e imagens como documentos. Analisa memórias como documento que possibilitaram recompor cenários do contexto do ensino rural que identificam marcas das políticas educacionais de uma época. O arraigamento à cultura local representou um conjunto de significados partilhados econstruídos para conhecer um pouco sobre a singularidade das Aulas Públicas em horizontes rurais, primórdios das Escolas Municipais.

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Biografía del autor/a

  • José Edimar Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul – Brasil
    doutorando em Educação pela UniversidadeVale do Rio dos Sinos, bolsista CAPES/Proex.

Número

Sección

Artigos (Tema Livre)

Cómo citar

Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada Tiradentes. (2013). REVHIST - Revista De História Da UEG, 1(2), 23-39. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1303