The teaching of afro-Brazilian history and culture through samba
O ensino da história e cultura afro-brasileira através do samba
DOI:
https://doi.org/10.31668/revistaueg.v11i2.12800Abstract
This article is a theoretical and methodological study that aims to contribute to the use of samba in the teaching of history in basic education, mainly the teaching of Afro-Brazilian history and culture. This musical genre, created by the Afro-descendant population in the first decades of the twentieth century, is an essential historical source to know their lives, history and culture in Brazil over time. Thus, it is also configured as a didactic and pedagogical resource to teach Brazilian history as understood from below, and to teach various historical processes from the perspective of the oppressed classes. Our methodology consists on a theoretical debate on the relations between history, its teaching and music, followed by methodological proposals and analysis of three compositions with possible didactic activities. In our perspective, bringing samba to the classroom is one of the ways to build an anti-racist education, based on democratic and egalitarian values.
Keywords: History. Afro-Brazilian history and culture. History teaching. Samba.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.