Narrativa artesanal e sabedoria popular no norte de Goiás (2017-2019): a arte de produzir conhecimento por meio da oralidade

Artisanal narrative and popular wisdom in northern Goiás (2017-2019): the art of producing knowledge through orality

Autores

  • Lucas Pires Ribeiro Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Matheus Lucio dos Reis Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa realizada com narradores e narradoras artesanais entre 2017 e 2019, tendo como recorte espacial a região norte do estado de Goiás[1]. A pesquisa originou-se de uma inquietação presente no ensaio O Narrador, autoria de Walter Benjamin. O filósofo, diante da modernidade, acreditou estar presenciando o desaparecimento do narrador artesanal no início do século XX. Por meio dessa problemática providenciamos um levantamento no intuito de identificar a presença de narradores artesanais na contemporaneidade. Tendo identificado, fizemos pesquisa de campo procurando compreender as influências que esses narradores receberam e que culminaram no ofício da narrativa artesanal, verificando se estes possuem receptividade e aceitação diante de uma sociedade urbana e tecnológica. A partir do referencial teórico composto por Cascudo (1984), Lima (2005), Matos (2014), Brandão (1981) e da pesquisa de campo, defendemos a tese de que os narradores não desapareceram, contrariando a perspectiva de Benjamin, porém os espaços de sociabilidade tão importantes para a comunicação das narrativas estão diminuindo consideravelmente. 

Palavras-chave: Narrativa. Benjamin. Tradição. Modernidade.

 

[1] Este projeto de pesquisa foi aprovado pela Universidade Estadual de Goiás, desenvolvido no Campus Porangatu.

Biografia do Autor

  • Lucas Pires Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG); professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Itapuranga. 

  • Matheus Lucio dos Reis Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Downloads

Publicado

2020-05-25

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Narrativa artesanal e sabedoria popular no norte de Goiás (2017-2019): a arte de produzir conhecimento por meio da oralidade: Artisanal narrative and popular wisdom in northern Goiás (2017-2019): the art of producing knowledge through orality. (2020). Revista De História Da UEG, 9(1), e912017. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9827