Narrativa artesanal e sabedoria popular no norte de Goiás (2017-2019): a arte de produzir conhecimento por meio da oralidade

Artisanal narrative and popular wisdom in northern Goiás (2017-2019): the art of producing knowledge through orality

  • Lucas Pires Ribeiro Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Matheus Lucio dos Reis Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa realizada com narradores e narradoras artesanais entre 2017 e 2019, tendo como recorte espacial a região norte do estado de Goiás[1]. A pesquisa originou-se de uma inquietação presente no ensaio O Narrador, autoria de Walter Benjamin. O filósofo, diante da modernidade, acreditou estar presenciando o desaparecimento do narrador artesanal no início do século XX. Por meio dessa problemática providenciamos um levantamento no intuito de identificar a presença de narradores artesanais na contemporaneidade. Tendo identificado, fizemos pesquisa de campo procurando compreender as influências que esses narradores receberam e que culminaram no ofício da narrativa artesanal, verificando se estes possuem receptividade e aceitação diante de uma sociedade urbana e tecnológica. A partir do referencial teórico composto por Cascudo (1984), Lima (2005), Matos (2014), Brandão (1981) e da pesquisa de campo, defendemos a tese de que os narradores não desapareceram, contrariando a perspectiva de Benjamin, porém os espaços de sociabilidade tão importantes para a comunicação das narrativas estão diminuindo consideravelmente. 

Palavras-chave: Narrativa. Benjamin. Tradição. Modernidade.

 

[1] Este projeto de pesquisa foi aprovado pela Universidade Estadual de Goiás, desenvolvido no Campus Porangatu.

Biografia do Autor

Lucas Pires Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG); professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Itapuranga. 

Matheus Lucio dos Reis Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Publicado
2020-05-25
Como Citar
Ribeiro, L., & Silva, M. (2020). Narrativa artesanal e sabedoria popular no norte de Goiás (2017-2019): a arte de produzir conhecimento por meio da oralidade. Revista De História Da UEG, 9(1), e912017. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9827
Seção
Artigos (Tema Livre)