GREEN, James Naylor; QUINALHA, Renan; CAETANO, Marcio; FERNANDES, Marisa (Org.). História do Movimento LGBT no Brasil. 1.ed. São Paulo: Alameda, 2018.

  • Rhanielly Pereira do Nascimento Pinto Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

Resenha do livro História do Movimento LGBT no Brasil publicado em 2018. A coletânea, fruto da organização do brasilianista James Naylor Green, do advogado Renan Caetano, da ativista Marisa Fernandes e de Marcio Caetano reune autores clássicos e jovens pesquisadores ampliando a lupa interpretativa sobre a história do movimento LGBTI+ no Brasil. Além de trazer significar politicamente uma comemoração dos 40 anos do surgimento da primeira geração de ativistas. A partir da reunião de 35 intelectuais de diversos campos do conhecimento o livro amplia o debate tornando visível experiências outras que não ocorreram somente no eixo Rio-São Paulo, região que no início das análises era colocada como uma experiência totalizante para o resto do país. Ao percorrerem outras espacialidades, estas contribuições ao campo da História das Homossexualidades coloca em evidência mais diversidade e pluralidade incorporando sobretudo uma análise interdisciplinar e também interseccional.

Biografia do Autor

Rhanielly Pereira do Nascimento Pinto, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Publicado
2020-05-22
Como Citar
Pinto, R. (2020). GREEN, James Naylor; QUINALHA, Renan; CAETANO, Marcio; FERNANDES, Marisa (Org.). História do Movimento LGBT no Brasil. 1.ed. São Paulo: Alameda, 2018. Revista De História Da UEG, 9(1), e912016. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9762
Seção
Resenhas