Periferia, migração e cotidiano: notas acerca da inserção de migrantes nordestinos em um pequeno município paulista (1990-2010)

Periphery, migration and daily life: notes about the insertion of northeastern migrants in a small municipality of São Paulo (1990-2010)

Autores

  • Bruno Cesar Pereira Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Resumo

O presente texto busca realizar uma breve discussão acerca da inserção de migrantes nordestinos na região periférica de um pequeno município localizado no nordeste do estado de São Paulo (Orlândia). Para isto, este texto se utilizará de análises que se encontram em desenvolvimento sobre esta temática, em especial, daremos destaque aos processos de segregação e estigmatização dos migrantes nordestinos a partir de sua relação/contato com os moradores locais (paulistas/orlandinos) na região periférica (Bairros Conjunto Habitacional José Vieira Brasão e Jardim Santa Rita) do município de Orlândia-SP.

Palavras-Chave: Migração. Periferia. Nordestinos. Paulistas.

Biografia do Autor

  • Bruno Cesar Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

    Mestrando em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 

Downloads

Publicado

2020-05-02

Edição

Seção

Notas de Pesquisa

Como Citar

Periferia, migração e cotidiano: notas acerca da inserção de migrantes nordestinos em um pequeno município paulista (1990-2010): Periphery, migration and daily life: notes about the insertion of northeastern migrants in a small municipality of São Paulo (1990-2010). (2020). Revista De História Da UEG, 9(1), e912015. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9755