Periferia, migração e cotidiano: notas acerca da inserção de migrantes nordestinos em um pequeno município paulista (1990-2010)

Periphery, migration and daily life: notes about the insertion of northeastern migrants in a small municipality of São Paulo (1990-2010)

  • Bruno Cesar Pereira Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Resumo

O presente texto busca realizar uma breve discussão acerca da inserção de migrantes nordestinos na região periférica de um pequeno município localizado no nordeste do estado de São Paulo (Orlândia). Para isto, este texto se utilizará de análises que se encontram em desenvolvimento sobre esta temática, em especial, daremos destaque aos processos de segregação e estigmatização dos migrantes nordestinos a partir de sua relação/contato com os moradores locais (paulistas/orlandinos) na região periférica (Bairros Conjunto Habitacional José Vieira Brasão e Jardim Santa Rita) do município de Orlândia-SP.

Palavras-Chave: Migração. Periferia. Nordestinos. Paulistas.

Biografia do Autor

Bruno Cesar Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Mestrando em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). 

Publicado
2020-05-02
Como Citar
Pereira, B. (2020). Periferia, migração e cotidiano: notas acerca da inserção de migrantes nordestinos em um pequeno município paulista (1990-2010). Revista De História Da UEG, 9(1), e912015. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9755
Seção
Notas de Pesquisa