A arquitetura religiosa no projeto modernista de Brasília (DF – Brasil): entre o Catolicismo e as Novas Religiosidades

Religious architecture in the modernist project of Brasília (DF - Brazil): between Catholicism and New Religiosities

  • Pepita de Souza Afiune Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

Resumo: O presente artigo é fruto das pesquisas vinculadas à tese de doutoramento que está em fase de desenvolvimento, cujo tema se constitui na análise do embrionamento das múltiplas representações místicas de Brasília. O recorte temático propõe um debate sobre a presença de edificações religiosas no projeto modernista de Oscar Niemeyer. Apesar de a nova capital possuir características modernistas e futurísticas, percebemos que esse apego à modernidade não causou um distanciamento com o fator religioso. Teoricamente, baseamos a discussão em autores das ciências da religião e das ciências sociais que se debruçaram sobre o fenômeno religioso contemporâneo, entre os quais destacamos Mircea Eliade e Peter Berger. Esse debate visa as reviravoltas, ou negociações, que as sociedades contemporâneas vêm perfazendo diante das novas demandas espiritualistas.

Palavras-chave: Brasília. Modernismo. Religiosidades. Oscar Niemeyer.

Biografia do Autor

Pepita de Souza Afiune, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Publicado
2020-03-30
Como Citar
Afiune, P. (2020). A arquitetura religiosa no projeto modernista de Brasília (DF – Brasil): entre o Catolicismo e as Novas Religiosidades. Revista De História Da UEG, 9(1), e912008. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9593
Seção
Artigos (Tema Livre)