A indústria pela educação: a FIESC e o estado de Santa Catarina (Brasil)

The industry for education: FIESC and the Santa Catarina State (Brazil)

  • Mariléia Maria da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) https://orcid.org/0000-0001-8746-9001
  • Amanda Caroline de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar a relação entre a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e o estado catarinense mediante estudo da proposta de intervenção na educação pública contida nos documentos: “Carta da Indústria”, de 2014, e “Desenvolvimento Santa Catarina: Uma Visão da Indústria”, de 2010. Ambos produzidos pela FIESC e apresentados aos diferentes candidatos que concorreram às eleições presidenciais e governamentais nesses períodos. Como método de investigação optou-se pela análise historiográfica de fontes documentais. Busca-se reconhecer, nesses documentos, suas contradições, as determinações da relação estrutura e superestrutura, bem como a atuação do Estado moderno burguês. Os resultados da análise apontam que as pautas da FIESC, sugeridas nos últimos processos eleitorais, têm sido contempladas nos projetos recentes de reforma educacional operada pelo Estado.

Palavras-chave: FIESC. Estado. Educação pública. Reforma educacional.

Biografia do Autor

Mariléia Maria da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); professora associada do quadro permanente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Amanda Caroline de Oliveira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (EDUSC). 

Publicado
2020-04-02
Como Citar
Silva, M., & Oliveira, A. (2020). A indústria pela educação: a FIESC e o estado de Santa Catarina (Brasil). Revista De História Da UEG, 9(1), e912009. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9390
Seção
Artigos (Tema Livre)