“Sereis testemunhas de mim... até a parte mais distante da terra”: a Igreja Católica Apostólica Romana no Norte do Rio Grande do Sul (1889-1930)

“You shall be my witnesses... to the most distant part of earth”: the Roman Catholic Church in the north of Rio Grande do Sul (1889-1930)

Autores

  • Jonas Balzan Universidade de Passo Fundo - UPF

Resumo

Resumo: Ao longo deste artigo procuraremos traçar uma trajetória da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) no Norte do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, a título de contextualização, perpassaremos pela formação étnico-cultural desta região, além, é claro, de tratarmos sobre os primeiros contatos entre a localidade e a ICAR. Porém, daremos maior ênfase ao período conhecido como Primeira República (1889-1930). Esse recorte se justifica por ser um período de grandes transformações da ICAR no Brasil, e também por ser no fim da Primeira República que começaram a surgir os primeiros comentários sobre a criação de uma diocese em Passo Fundo. Deste modo, nosso objetivo é entender como se encontrava a ICAR na região quando essas ideias de criação de uma nova circunscrição eclesiástica no Rio Grande do Sul começaram a surgir. Para tal, utilizaremos como fonte documental os Livros Tombo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – primeira paróquia do Norte do Estado do Rio Grande do Sul – situada na cidade de Passo Fundo. Nesse sentido, o presente trabalho busca dar uma contribuição historiográfica sobre a ICAR no Rio Grande do Sul, já que os estudos vinculados a esta neste recorte temporal e espacial se mostram extremamente escassos.

Palavras-chave: Religiões. Religiosidades. Igreja Católica. Rio Grande do Sul. Livros Tombo. História. Região.

Biografia do Autor

  • Jonas Balzan, Universidade de Passo Fundo - UPF

    Mestrando em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2020-03-19

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

“Sereis testemunhas de mim... até a parte mais distante da terra”: a Igreja Católica Apostólica Romana no Norte do Rio Grande do Sul (1889-1930): “You shall be my witnesses... to the most distant part of earth”: the Roman Catholic Church in the north of Rio Grande do Sul (1889-1930). (2020). Revista De História Da UEG, 9(1), e912006. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9277