Se um marciano numa tarde de domingo: a realidade latino-americana nas páginas da Revista Veja (1969-1974)

Si un marciano en un domingo por la tarde: la realidad latinoamericana en las páginas de la Revista Veja (1969-1974)

Autores

  • Lucas Duarte Universidad Nacional de San Martín

Resumo

Resumo: No presente trabalho trataremos de analisar as publicações da revista Veja a respeito da realidade latino-americana entre maio de 1969 e dezembro de 1974. Nos mais de 200 números publicados nesse período, as diversas referências à América Latina aparecem distribuídas em comentários sobre o cotidiano dos governantes, a adoção de políticas econômicas de diversas naturezas, anedotas esportivas e culturais. Em quase todos eles há algum tipo de alusão ao subcontinente. Assim, procuraremos interpretar as visões de mundo difundidas pelo semanário no referido material. Nossa hipótese é de que a argumentação da revista a respeito do subcontinente latino-americano manteve, ao longo dos primeiros anos da década de 70, uma profunda conexão com as premissas da Doutrina de Segurança Nacional.

Palavras-Chave:  Revista Veja. Ditadura Militar. Doutrina de Segurança Nacional.

Biografia do Autor

  • Lucas Duarte, Universidad Nacional de San Martín

    Doutorando em Historia pelo Instituto de Altos Estudios Sociales (IDAES) da Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), Argentina; bolsista doutoral do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet).

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Se um marciano numa tarde de domingo: a realidade latino-americana nas páginas da Revista Veja (1969-1974): Si un marciano en un domingo por la tarde: la realidad latinoamericana en las páginas de la Revista Veja (1969-1974). (2019). Revista De História Da UEG, 8(2), e821909. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9159