“Não é como hoje em dia, era tudo muito mais difícil”: a chegada da energia elétrica na localidade de Linha Sítio, Cruzeiro do Sul (Rio Grande do Sul - Brasil)

“It was not like today, it was much more difficult”: the arrival of electricity in the locality of Linha Sítio, Cruzeiro do Sul (Rio Grande do Sul - Brazil)

  • Rodrigo Müller Marques Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Júlia Leite Gregory Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
  • Sabrina Fabiola Hüther O Centro Universitário Internacional - Uninter

Resumo

Resumo: O presente artigo realiza algumas reflexões a respeito da chegada da energia elétrica em uma pequena localidade rural no interior do município de Cruzeiro do Sul/RS. A energia elétrica foi instalada na localidade de Linha Sítio na década de 1960, e foi necessária a integração e o cooperativismo da população para que o projeto se concretizasse. O objetivo desta pesquisa é perceber como essa transformação ficou marcada na memória de moradores locais que vivenciaram a mudança. As entrevistas realizadas foram pautadas no método da História Oral e combinadas com referências bibliográficas sobre a instalação da energia elétrica no Brasil. O conceito de memória também faz parte da análise dos relatos, tendo em vista que auxilia na problematização das mesmas. Os resultados alcançados permitem inferir que, a partir da perspectiva dos entrevistados, o processo de eletrificação da comunidade não se deu de maneira rápida e foi responsável por mudanças significativas no cotidiano dessas pessoas, as quais transmitem um sentimento positivo em relação à tecnologia que oportunizou um modo de vida mais dinâmico.

Palavras-Chave: Energia Elétrica. História Oral. Memória.

Biografia do Autor

Rodrigo Müller Marques, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestrando em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).

Júlia Leite Gregory, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Doutoranda em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Bolsista PROSUC - CAPES.

Sabrina Fabiola Hüther, O Centro Universitário Internacional - Uninter

Graduada em História pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES); graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Publicado
2019-08-13
Como Citar
Marques, R., Gregory, J., & Hüther, S. (2019). “Não é como hoje em dia, era tudo muito mais difícil”: a chegada da energia elétrica na localidade de Linha Sítio, Cruzeiro do Sul (Rio Grande do Sul - Brasil). Revista De História Da UEG, 8(2), e821902. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8892