Negócios além-mar: a Casa comercial de Antonio José Meirelles nas bordas do Atlântico (c. 1820 - c. 1840)

Autores

  • Luisa Moraes Silva Cutrim Doutoranda pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Resumo: O artigo visa analisar a trajetória dos negócios de Antonio José Meirelles a partir das suas conexões com diversas regiões ao redor do Atlântico, percebendo as relações que estabeleceu, a partir de São Luís, com diferentes portos como Lisboa, Londres, Liverpool e Angola. Meirelles foi homem de negócio atuante na região do Maranhão ao longo do século XIX. Suas interações mercantis com outras localidades no ultramar permitiram ao negociante manter negócios, crédito, alianças e dissensos. Além disso, busca-se ainda observar como o seu poderio econômico repercutiu no além-mar após sua morte, com a chegada de Portugal de duas filhas prontas para administrarem a Casa comercial deixada pelo pai e para encararem o litígio gerado em torno da herança.

Palavras-chave: Antonio José Meirelles. Negócios. Praça comercial de São Luís. Além-mar.

 

Biografia do Autor

  • Luisa Moraes Silva Cutrim, Doutoranda pela Universidade Federal de Juiz de Fora

    Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF); doutoranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Pesquisadora do NEMO – Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Negócios além-mar: a Casa comercial de Antonio José Meirelles nas bordas do Atlântico (c. 1820 - c. 1840). (2018). Revista De História Da UEG, 7(2), 61-81. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8442