Narrativas sobre a Diáspora Africana em sala de aula: apontamentos sobre práticas docentes e possibilidades para o ensino de história

Autores

  • Carolina Corbellini Rovaris Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

Resumo: este trabalho surge de inspirações e desafios presentes no cotidiano da escola, ambiente profissional no qual se encontra a autora que escreve estas linhas. Refletir sobre as práticas, estratégias e metodologias utilizadas em sala de aula, sabemos, é deveras importante. Tão fundamental quanto esta reflexão é o repensar sobre os conteúdos e temas abordados em nossas explicações e atividades com as quais buscamos instigar e desenvolver o pensamento crítico de nossos estudantes. Desta forma, este trabalho tem como objetivo discutir o Ensino de História e, mais especificamente, o ensino sobre as populações de origem africana por meio da construção de narrativas. O objetivo é evidenciar e problematizar desafios e possibilidades do ensino desta temática, ao mesmo tempo em que aponta a historicidade e a importância dos dispositivos legais que o tornaram obrigatório.

Palavras-chave: Ensino de história. Narrativa. Populações de origem africana.

Biografia do Autor

  • Carolina Corbellini Rovaris, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
    Graduada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestranda no programa de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, pela mesma universidade - UDESC.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

Narrativas sobre a Diáspora Africana em sala de aula: apontamentos sobre práticas docentes e possibilidades para o ensino de história. (2018). Revista De História Da UEG, 7(1), 16-38. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7745