Os 15 anos da lei 10.639/03: reflexões sobre a rede municipal de Florianópolis (Santa Catarina – Brasil)

Autores

Resumo

Resumo: A Lei Federal 10.639/03 completou 15 anos e este artigo tem por objetivo estabelecer conexões entre a legislação sobre o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira implementada neste período, no Brasil e na cidade de Florianópolis, onde atuo como docente. Pretende também realizar a análise das configurações sociais que permeiam as unidades educativas e a importância de debater sobre o ensino de História no ambiente escolar, entendendo o percurso histórico da disciplina e os avanços e desafios para que a legislação seja de fato efetivada nas unidades escolares de modo geral. Destaco ainda ser um recorte adaptado da dissertação defendida em 2016, com financiamento da Capes.

Palavras-chave: Lei Federal 10.639/03. Ensino de História. Cultura Africana e Afro-Brasileira. Florianópolis.

Biografia do Autor

  • Carina Santiago dos Santos, Prefeitura Municipal de Florianópolis Universidade do Estado de Santa Catarina

    Possui graduação em História - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2005). Possui Mestrado em Ensino de História pelo Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2016). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História - UDESC na linha Culturas Políticas e Sociabilidades (2017 - ). Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UDESC e ao Laboratório de Ensino de História - LEH/UDESC. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História, ensino de História, Educação das Relações Étnico-Raciais, Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, Educação de Jovens e Adultos, diversidade e ação afirmativa.

    Professora de História da Rede Municipal de Florianópolis.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

Os 15 anos da lei 10.639/03: reflexões sobre a rede municipal de Florianópolis (Santa Catarina – Brasil). (2018). Revista De História Da UEG, 7(1), 57-76. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7735