O interesse nacional pelo regionalismo: a virada da política externa dos governos militares brasileiros

  • Rafael Macedo Rocha Santos Doutorando em História Comparada (PPGHC - UFRJ)

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é estabelecer um breve histórico comparado das orientações da política externa brasileira durante os regimes militares pós-1964. Assim pesquisaremos uma grande evolução em termos de prioridades estratégicas para Brasília ao longo dos 21 anos de ditadura militar. Os regimes militares brasileiros modificaram as diretrizes estabelecidas pelos primeiros governos de 1964 e começaram a promoveram um alinhamento internacional mais atrelado à América Latina, redirecionando as inserções externas para um posicionamento mais regionalista.  Assim sendo, pretende-se estabelecer por meio dessa temática como fora construída essa transformação de uma diplomacia brasileira militar voltada exclusivamente para o “interesse nacional” para uma política externa da “cooperação internacional” duradoura e permanente.

Palavras-Chave: Cooperação. Regionalismo. Integração. Militarismo. Abertura.

Biografia do Autor

Rafael Macedo Rocha Santos, Doutorando em História Comparada (PPGHC - UFRJ)
Atualmente é doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Bolsista CAPES. Graduado em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui três pós-graduações lato sensu nas áreas de Gestão em Relações Internacionais, Meio Ambiente e Economia. Diplomado em Globalização, Relações Internacionais e Cooperação Internacional. Já foi pesquisador celetista do Instituto BRICs Policy Center na área de Economia. Foi bolsista mestre do setor de Direito da Fundação Casa de Rui Barbosa, atuando no grupo de pesquisas CEDPIR (fluxos migratórios). Tem grande interesse nas áreas de Economia, História e Ciência Política contemporâneas com foco em análises sobre nacionalismo, política externa, história econômica e política brasileira, relações internacionais contemporâneas. (Texto informado pelo autor)
Publicado
2018-09-04
Como Citar
Santos, R. (2018). O interesse nacional pelo regionalismo: a virada da política externa dos governos militares brasileiros. Revista De História Da UEG, 7(1), 321-338. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7518