Imagens da diáspora haitiana no Brasil ou o espelho de uma visão neocolonial

Autores

  • Jânderson Albino Coswosk Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Resumo

Resumo: Sob uma perspectiva Pós-Colonial, atrelada à Teoria da Imagem proposta por Didi-Huberman (2010) e Rancière (2012), o artigo reflete sobre algumas imagens selecionadas a respeito da diáspora haitiana no Brasil contemporâneo, bem como da presença brasileira no Haiti com as Forças Armadas, dentro do fluxo imagético da mídia hegemônica. Destacamos o modo pelo qual essas imagens são aprisionadas em regimes de vitimização e expropriação histórica da vida desses sujeitos, apontando, ainda, também com base teórico-crítica e em dados estatísticos, de que modo essas mesmas imagens podem ser libertas dos estereótipos a que elas são confinadas.

Palavras-chave: Diáspora haitiana no Brasil. Migrações. Violência. Haitianos. Genocídio negro.

Biografia do Autor

  • Jânderson Albino Coswosk, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Doutorando em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Imagens da diáspora haitiana no Brasil ou o espelho de uma visão neocolonial. (2018). Revista De História Da UEG, 7(2), 131-144. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7497