Elites políticas e oligarquias no Piauí (Brasil): trajetória política da elite parlamentar piauiense (1998-2014)

Autores

  • Lívia Maria Silva Alves Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Manoel Ricardo Arraes Filho Universidade Federal do Piauí - UFPI

Resumo

Resumo: O argumento central deste artigo é sobre a trajetória política dos deputados estaduais piauienses, eleitos entre os pleitos de 1998 e 2014. Entendemos a trajetória política como uma etapa crucial para angariar aos postos políticos. Com isso, analisaremos a carreira política prévia que foi construída por determinados indivíduos inseridos em uma esfera de poder, compreendendo como uma pessoa consegue conquistar uma vaga no Parlamento Estadual, ou seja, tornar-se um Deputado Estadual. Para isso, procuraremos apresentar neste trabalho, de forma sistemática, ou seja, através da utilização de recursos estatísticos descritivos, como a construção de tabelas e cálculo de porcentagens, as informações que serão coletadas sobre os Parlamentares que compuseram as bancadas eleitas entre anos eleitorais de 1998 a 2014. A principal fonte utilizada foram os dados estatísticos encontrados nos sítios eletrônicos do TSE, TRE-PI e da Assembleia Legislativa do Piauí.  Tal constatação nos leva a crer que a existência de uma carreira política consolidada ou em fase de construção ajuda na conquista de uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí.

Palavras-Chaves: História Política. Elite Parlamentar Piauiense. Trajetória Política.

Biografia do Autor

  • Lívia Maria Silva Alves, Universidade Federal do Piauí - UFPI
    Mestranda em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Bolsista CAPES. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Desenvolve pesquisas relacionadas a Política no Piauí nas últimas três décadas, com foco nas Oligarquias e Elites Políticas piauienses. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica - PIBIC (2014-2015), do projeto "Eleições e partidos políticos no Piauí: 1998-2010", sob a orientação do Professor Dr. Manoel Ricardo Arraes Filho. Anteriormente foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2013-2014).Tem experiência na área de História, com ênfase em Política piauiense, Partidos Políticos e Elites Políticas.
  • Manoel Ricardo Arraes Filho, Universidade Federal do Piauí - UFPI
    Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1990), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009). Realizou pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), entre 2014 e 2015. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: piauí, história do tempo presente, memoria, história e memória.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Elites políticas e oligarquias no Piauí (Brasil): trajetória política da elite parlamentar piauiense (1998-2014). (2017). Revista De História Da UEG, 6(1), 221-243. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5901