Quando projetos se encontram: a mulher entre Augusto Comte e Nísia Floresta

Autores

  • Luma Pinheiro Dias Universidade Federal do Piauí
  • Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz Universidade Federal do Piauí

Resumo

Resumo: Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, nasceu em Papari, Rio Grande do Norte, em 1810 e faleceu em Rouen, França, em 1885. É identificada como uma das primeiras mulheres brasileiras a publicar artigos em jornais e livros, no século que delegava à mulher a atuação apenas no espaço privado. Em seus escritos defendeu a reforma da educação feminina, a fim de preparar as mulheres para exercerem seu papel de regeneradora da sociedade. Em 1851, sua primeira viagem pela Europa, conheceu Augusto Comte e em 1856 iniciou a troca de correspondências com o filósofo. Tal encontro é motivo de especulação entre os biógrafos da brasileira, que afirmam ou refutam sua conversão ao Positivismo. Este trabalho visa discutir a relação intelectual estabelecida entre ambos a partir da produção escrita de Nísia Floresta, o Catecismo Positivista de Augusto Comte e as correspondências trocadas entre eles.

Palavras-chave: Nísia Floresta. Augusto Comte. Cartas. 

Biografia do Autor

  • Luma Pinheiro Dias, Universidade Federal do Piauí
    Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Piauí. Aluna do Programa de Pós Graduação em História do Brasil - Universidade Federal do Piaui. Modalidade: Mestrado.
  • Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz, Universidade Federal do Piauí

    Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1977), graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1983), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1984) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professora associada nível I da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história, literatura, Piauí, historiografia e Teresina.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Quando projetos se encontram: a mulher entre Augusto Comte e Nísia Floresta. (2017). Revista De História Da UEG, 6(1), 162-183. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5762