O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos

Autores

  • José Edimar de Souza UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
  • Ariane Dos Reis Duarte UNISINOS

Resumo

Resumo: O estudo analisa memórias de alunas do Curso Normal da atual Escola Estadual de Sapiranga e sua relação com as práticas e os processos formativos construídos no curso de suas trajetórias acadêmicas. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural e a metodologia é a da história oral. As memórias, passivas de lembranças e de esquecimentos, não sendo a história, são constituídas por vestígios deixados pelo passado e de que também se vale o historiador para compor e construir suas análises. A análise destaca a importância do domínio teórico pelas alunas nos cursos de formação de professores primários. Além disso, ao buscar compreender as práticas formativas, as alunas rememoram a importância dos conhecimentos apreendidos na trajetória escolar, à época uma formação diferenciada dos demais cursos secundários, o empenho e dedicação na realização da preparação do planejamento.

Palavras-chaves: Curso Normal. Processos Formativos. Práticas escolares.

Biografia do Autor

  • José Edimar de Souza, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

    GRADUADO EM HISTÓRIA

    ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

    MESTRE EM EDUCAÇÃO

    DOUTOR EM EDUCAÇÃO

    PÓS-DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO

    PROFESSOR E PESQUISADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UCS/RS

  • Ariane Dos Reis Duarte, UNISINOS

    Doutoranda em Educação na UNISINOS

    Mestre em Educação

    Graduada em História

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Publicado

2017-07-13

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos. (2017). Revista De História Da UEG, 6(1), 117-135. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5625