O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos
Resumo
Resumo: O estudo analisa memórias de alunas do Curso Normal da atual Escola Estadual de Sapiranga e sua relação com as práticas e os processos formativos construídos no curso de suas trajetórias acadêmicas. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural e a metodologia é a da história oral. As memórias, passivas de lembranças e de esquecimentos, não sendo a história, são constituídas por vestígios deixados pelo passado e de que também se vale o historiador para compor e construir suas análises. A análise destaca a importância do domínio teórico pelas alunas nos cursos de formação de professores primários. Além disso, ao buscar compreender as práticas formativas, as alunas rememoram a importância dos conhecimentos apreendidos na trajetória escolar, à época uma formação diferenciada dos demais cursos secundários, o empenho e dedicação na realização da preparação do planejamento.
Palavras-chaves: Curso Normal. Processos Formativos. Práticas escolares.
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