Do sistema de estúdios à Nova Hollywood (1920-1980)

Autores

  • Tiago Gomes da Silva Doutorando/ Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Resumo: O presente artigo busca refletir sobre o período da história do cinema norte-americano conhecido como Nova Hollywood (1967-1980). A análise privilegia pensar a forma de organização e produção de Hollywood ao longo de sua história. Dessa maneira, defendemos que a Nova Hollywood não foi somente uma geração de diretores que realizou um cinema de caráter autoral e contestador, mas, sim, todo um contexto de Hollywood repleto de mudanças importantes que influenciaram o modo como os cineastas se relacionavam com a indústria e produziam suas obras. Afirmamos que essas mudanças não começaram no ano de 1967, muitas das características e condições para o surgimento da Nova Hollywood foram resultado de transformações na indústria cinematográfica norte-americana que se iniciaram anos antes, com o fim do sistema de estúdios no final da década de 1940.

Palavras-chave: Cinema. Nova Hollywood. Sistema de estúdios. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tiago Gomes da Silva, Doutorando/ Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Doutorando do Programa de Pós-Grauação em História Social da UFRJ. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em História Comparada da UFRJ. Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Do sistema de estúdios à Nova Hollywood (1920-1980). (2016). REVHIST - Revista De História Da UEG, 5(2), 233-261. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/4951