Santa Dica de Goiás: o germinar de um movimento messiânico (1923-1925)

Autores

  • Robson Rodrigues Gomes Filho Universidade Estadual de Goiás / Universidade Federal Fluminense

Resumo

Resumo: Embora o “movimento de santa Dica” seja o mais importante movimento religioso de caráter messiânico-milenarista da história do estado de Goiás, é notória ainda a necessidade de investigação acadêmica sobre os fatos, motivações, características, singularidades e desfecho do movimento em questão, cujo surgimento e repressão já se aproximam de completar 90 anos de ocorrência. Em face disso, o objetivo central do presente artigo se pauta em uma análise do início do movimento messiânico de “santa Dica” em Goiás, partindo das condições que possibilitaram o surgimento de tal movimento, bem como daqueles que constituíram seu lastro social.

Palavras-chave: Messianismo. Santa Dica. Goiás.

 

Biografia do Autor

  • Robson Rodrigues Gomes Filho, Universidade Estadual de Goiás / Universidade Federal Fluminense
    Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás; especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Padrão; Mestre em História pela Universidade Ferderal de Ouro Preto e doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor efetivo do curso de história da Universidade Estadual de Goiás (UnU-Morrinhos), ministrando as disciplinas de Teoria da história e Metodologia da Pesquisa Histórica. Tem pesquisado e publicado nas áreas de História das Religiões, Sociologia da Religião, Fenomenologia da Religião, História de Goiás e Teoria da História.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Santa Dica de Goiás: o germinar de um movimento messiânico (1923-1925). (2014). Revista De História Da UEG, 3(2), 128-146. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2390