Memoria Virtual: experiencias históricas con realidad aumentada

Memória Virtual: Experiências históricas com realidade aumentada

Autores

Resumo

Este artículo aborda y contempla potenciales prácticas pedagógicas dentro del proyecto "Virtual Memory" llevado a cabo en el marco del "Multifest" en el año 2019 por parte de la carrera de Multimedia y Producción Audiovisual de la UDLA. Es relevante destacar que se trata de una memoria con una narrativa, que no busca ser simplemente un documento que exhiba un producto, sino que aspira a mostrar posibilidades pedagógicas que pueden ser implementadas y, al mismo tiempo, servir como un complemento en espacios educativos innovadores mediante el uso de estas herramientas y sus prácticas en el aula. Por tanto, a través del empleo de nuevas tecnologías y herramientas de vanguardia, en este proceso se han configurado con gran importancia y responsabilidad personajes históricos indígenas en entornos reales, digitales y educativos con el propósito de dar a conocer una parte, aunque pequeña, pero significativa de nuestra cultura e historia mediante el uso de la tecnología.

Palabras clave: Realidad Aumentada. Audiovisual. Multimedia. Mujeres indígenas. Ecuador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliana Barrios, Universidad de las Americas

    Eliana Barrios é educadora na Universidade das Américas. Obteve sua educação superior na Universidade Nacional da Austrália, onde se destacou por sua paixão e habilidades no campo do design digital e multimídia.

    Com mais de uma década de experiência na indústria, Eliana deixou uma marca significativa no mundo do design. Trabalhou em diversas fundações e empresas, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento de sua identidade visual.

    Fora do ambiente de trabalho, Eliana também demonstrou um forte compromisso com o serviço comunitário. Liderou projetos para beneficiar pessoas com deficiência visual em seu país, utilizando seu talento e experiência para criar soluções inovadoras e acessíveis.

  • Juan Diego Andrango, Universidad de las Américas (UDLA)

    Juan Diego Andrango é professor de Multimídia e Produção Audiovisual na Universidade das Américas (UDLA) e possui doutorado em Artes e Educação pela Universidade de Barcelona. Suas pesquisas consideram a representação simbólica na realização de documentários em comunidades andinas do Equador e Abya Yala. Além disso, ele possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade de Barcelona e graduação em Design Gráfico e Produção Audiovisual pela Universidade Metropolitana do Equador. Com mais de quinze anos de experiência em design digital, editorial e produção audiovisual, ele também tem experiência em workshops artísticos em diversos países.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Como Citar

Memoria Virtual: experiencias históricas con realidad aumentada: Memória Virtual: Experiências históricas com realidade aumentada. (2024). REVHIST - Revista De História Da UEG, 13(2), e322417. //www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/15230