Os significados políticos dos lugares de sepultura dos Reis de Portugal entre os séculos XII e XIV

The political meanings of the burial places of the Kings of Portugal between the 12th and 14th centuries

Autores

  • Hugo Rincon Azevedo Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v13i1.14405

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a construção da memória funerária da primeira dinastia portuguesa entre os séculos XII e XIV. Para tanto, investigamos a eleição dos lugares de sepultamento pelos monarcas da Casa de Borgonha, de D. Afonso Henriques (1143 – 1185), o Rei Fundador, ao último soberano da dinastia afonsina, D. Fernando (1367 – 1383), enfatizando a formação de panteões régios nos mosteiros de Santa Cruz de Coimbra e de Santa Maria de Alcobaça, para além da tentativa de se constituir mausoléus dinásticos no Mosteiro de Odivelas e na Sé de Lisboa. Em um primeiro momento, a partir da abordagem dos testamentos, analisamos as transformações das concepções sobre a morte no período e a sua relação com a escolha dos monumentos fúnebres pelos reis. Posteriormente, propomos problematizar quais os significados políticos dos lugares de sepultura da monarquia lusitana e as suas relações com a construção e evocação da memória real, e o seu uso na afirmação do poder monárquico no reino português durante a Baixa Idade Média.

Palavras-chave: Panteões Régios. Lugares de Sepultura. Morte. Memória. Testamentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hugo Rincon Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

    Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com período sanduíche em Universidade de Coimbra; docente do curso de Licenciatura em História da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Downloads

Publicado

30-01-2024

Como Citar

Os significados políticos dos lugares de sepultura dos Reis de Portugal entre os séculos XII e XIV: The political meanings of the burial places of the Kings of Portugal between the 12th and 14th centuries. (2024). REVHIST - Revista De História Da UEG, 13(1), e312407. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v13i1.14405