Leitores e debatedores: o acontecimento científico e a construção do método newtoniano na época da ilustração

Readers and debaters: the scientific event and the construction of the Newtonian method at the time of the enlightenment

Autores

  • Luis Filipe Maiolini Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i2.13888

Resumo

O presente artigo tem por objetivo trabalhar o conceito de “acontecimento científico” a partir da publicação do Philosophiae Naturalis Principia Mathematica de Isaac Newton em 1687. Nosso intuito é compreender como, a partir dessa obra, se constituiu um espaço de debate, crítica e análise do método newtoniano, levando à configuração de uma espécie de livro-acontecimento no período do Iluminismo. Ao entendermos que acontecimento histórico é uma construção narrativa mobilizada por instrumentos epistemológicos que organizam sua trama, poderemos investigar em que medida a publicação dos Principia se tornou um acontecimento científico a partir de uma rede de leitores que, em partes, possibilitaram a circulação de Newton na Europa do século XVIII. O intuito do debate é compreender de que maneira a constituição do chamado newtonianismo foi possível, não só a partir da publicação do livro, marcando um momento de ruptura do paradigma aristotélico, mas também a maneira pela qual a obra foi amarrada dentro de uma narrativa que a constituiu como acontecimento histórico.

Palavras-chave: Isaac Newton. Iluminismo. Acontecimento Científico. Evento Histórico.

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Biografia do Autor

  • Luis Filipe Maiolini, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

    Doutorando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

30-10-2023

Como Citar

Leitores e debatedores: o acontecimento científico e a construção do método newtoniano na época da ilustração: Readers and debaters: the scientific event and the construction of the Newtonian method at the time of the enlightenment. (2023). REVHIST - Revista De História Da UEG, 12(2), e222316. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i2.13888