As transformações no cerrado e da relação homem/natureza nos 200 anos da viagem de August de Saint-Hilaire a Goiás (Brasil)

The transformations in the cerrado and of the relationship between man and nature in 200 years of August's Saint-Hilaire journey to Goiás

Autores

  • Hamilton Afonso de Oliveira Univerisidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i2.13875

Resumo

Em 2019 fez 200 anos da viagem de August Saint-Hilaire a Goiás, partindo desta perspectiva, o objetivo deste artigo é fazer uma análise, na perspectiva histórica de longa duração, das transformações da relação homem e Natureza no Cerrado. As reflexões e apontamentos leva-nos a refletir que a dinâmica do processo histórico não acontece nos mesmos ritmos e, por mais distante que fosse as comunicações entre os diferentes povos e culturas, não se pode falar em isolamento. As interações aconteciam, mas em ritmos dinâmica históricas diferentes e o domínio hegemônico da cultura urbana, industrial e capitalista somente se consolidará em Goiás depois da construção e transferência da capital federal para Brasília em 1960.

Palavras-chaves: História. Cultura. Economia. Natureza.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hamilton Afonso de Oliveira, Univerisidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus-Sul no curso de História e nos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGAS) e História (PPGHIS).

Downloads

Publicado

04-08-2023

Como Citar

As transformações no cerrado e da relação homem/natureza nos 200 anos da viagem de August de Saint-Hilaire a Goiás (Brasil): The transformations in the cerrado and of the relationship between man and nature in 200 years of August’s Saint-Hilaire journey to Goiás. (2023). REVHIST - Revista De História Da UEG, 12(2), e222306. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i2.13875