“Mandioca dos índios”: narrativas e memórias das relações inauguradas entre humanos e plantas na fronteira Oiapoque (Amapá – Brasil)

“Cassava of the Indians”: narratives and memories of the relationships between humans and plants on the Oiapoque border (Amapá – Brazil)

Autores

  • Claudiane de Menezes Ramos Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Ramiro Esdras Carneiro Batista Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) https://orcid.org/0000-0003-2050-7362
  • Azarias Ioio Iaparra Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i2.13827

Resumo

A história ambiental da Amazônia é caracterizada como um centro de domesticação independente de plantas, dentre elas, a mandioca dos índios (Manihot esculenta Crantz). Por meio da produção de conhecimento etnográfico, combinado à pesquisa bibliográfica referente ao tema, discute-se, no presente artigo, o processo de domesticação do gênero Manihot a partir das narrativas de diferentes povos originários do atual ente federado do Amapá/Brasil, histórica fronteira do setentrião amazônico que separa o Brasil do território ultramarino francês. O diálogo com os saberes e narrares originários pode nos levar a percepção da insuficiência do arcabouço conceitual proposto na domesticidade, para aprofundamento no tema da apropriação de plantas para benefício humano. As narrativas alcançadas no texto demonstram um nível de complexidade e cadeia de inter-relações que não é óbvia para o fazer científico ocidental, demonstrando que o cultivo e o desenvolvimento de diferentes variedades de plantas, dentre os povos indígenas, demandam outros aportes conceituais ainda não contemplados na domesticidade.

 Palavras-chave: Manihot esculenta. Domesticação de plantas. Amazônia amapaense.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudiane de Menezes Ramos, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

    Doutora em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); docente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

  • Ramiro Esdras Carneiro Batista, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

    Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA); docente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

  • Azarias Ioio Iaparra, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

    Graduado em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Downloads

Publicado

04-08-2023

Como Citar

“Mandioca dos índios”: narrativas e memórias das relações inauguradas entre humanos e plantas na fronteira Oiapoque (Amapá – Brasil): “Cassava of the Indians”: narratives and memories of the relationships between humans and plants on the Oiapoque border (Amapá – Brazil). (2023). REVHIST - Revista De História Da UEG, 12(2), e222313. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i2.13827