A construção e aceitação dos discursos fascistas no início do século XX

The construction and acceptance of fascist discourses in the early 20th century

Autores

  • Bruna Teixeira Carneiro Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Edufrancys Vieira Sala Faculdade Saberes

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i2.13628

Resumo

Atualmente, o movimento fascista é um tema bastante polêmico, que gera diversas discussões entre os historiadores. Considerando o grande movimento que se deu dentro da Europa na primeira metade do século XX, tendo sua origem na Itália, se propagando posteriormente para outros países, principalmente para a Alemanha, este estudo busca discutir como diferentes intérpretes dos fascismos europeus explicaram a construção e aceitação dos discursos fascistas e qual é o papel do discurso na compreensão das dinâmicas desses movimentos. Concluímos que Mussolini e Hitler pregavam a mesma ideologia e usavam mecanismos similares em seus discursos para impor suas ideias. Dentre as semelhanças identificadas nos discursos, destacam-se a ênfase na obediência e lealdade como valores essenciais para a nação se reerguer. Além disso, a violência era defendida como um meio de alcançar os objetivos políticos e econômicos, minimizando a gravidade dos atos violentos cometidos.

Palavras-chave: Fascismo. Discurso. Mussolini. Hitler.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Teixeira Carneiro, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

    Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); graduanda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • Edufrancys Vieira Sala, Faculdade Saberes

    Graduado em História pela Faculdade Saberes.

Downloads

Publicado

21-07-2023

Como Citar

A construção e aceitação dos discursos fascistas no início do século XX: The construction and acceptance of fascist discourses in the early 20th century. (2023). REVHIST - Revista De História Da UEG, 12(2), e222302. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i2.13628