Centro e periferia no discurso do rei Agrippa II: uma interpretação Josefiana sobre a dominação Romana na Era Flaviana (Século I E.C.)
Centre and periphery in king Agrippa´s speech: Josephus´ interpretation of roman hegemony in the Flavian Age (First Century C.E.)
Resumo
A partir da Era Flaviana é possível observar uma transição do poder político romanos, antes centrado no imperador e na cidade de Roma. Essa transição, leva-nos a identificar uma nova ordem do poder político, que passa a ser proveniente das legiões romanas e seus generais. Assim depõe Josefo, em sua obra A Guerra dos Judeus, ao publicar o discurso do rei Agrippa II. A hegemonia romana será aqui analisada à luz do conceito geográfico e político de centro/periferia. O exército romano, espalhado nas províncias, passa a definir os aspectos geográficos e até religiosos, do império, diferentemente do que ocorria na Era Júlio-Claudiana. O artigo também discutirá a ausência de um poder fixo, personificado nas legiões romanas que estavam em movimento, refletindo uma concepção religiosa pagã e também judaica, definida como quietista. Uma concepção teológica que pode ser relacionada à tradição grega da deusa Fortuna, como descrita pelo historiador grego Políbio. Josefo, também um quietista, era contrário à guerra contra os romanos, porém igualmente demonstrava uma crítica à dominação romana da Era Flaviana.
Palavras-chaves: Império Romano. Agrippa II. Centro-periferia. Quietismo.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.