Desassossego na casa-grande: o caso da Fazenda Boa Vista do Pocinho (Santa Catarina, 1867)

Discomfort in the main house: the case of Fazenda Boa Vista do Pocinho (Santa Catarina, 1867)

Resumo

A senzala, por vezes na história do Brasil, foi o motivo de muita dor de cabeça dos que viviam na casa-grande. Neste artigo investigamos um desses momentos, especificamente o levante de escravizados da propriedade do coronel José Henriques Flores, ocorrido na vila de Itajahy, província de Santa Catarina, no ano de 1867. A partir de entrevistas, memórias e notícias de jornais, em um primeiro momento, procuramos reconstruir a controversa figura desse senhor de escravizados. Em seguida, por meio do processo judicial instaurado por conta desse levante, analisamos a organização dos escravizados envolvidos, bem como suas reivindicações por melhores condições de trabalho e sobrevivência.

Palavras-chave: Levante. Escravizados. Africanos. Crioulos. Maus-tratos.

Biografia do Autor

José Bento Rosa da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Vinícius Bonsignori, Secretaria Municipal de Educação de Navegantes (SC)

Graduado em Abi - História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); docente da Secretaria Municipal de Educação de Navegantes (SC).

Publicado
2023-04-25
Como Citar
Silva, J., & Bonsignori, V. (2023). Desassossego na casa-grande: o caso da Fazenda Boa Vista do Pocinho (Santa Catarina, 1867). Revista De História Da UEG, 12(01), e212310. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i01.13282