As Festividades e a Inauguração do Ciclo Militar no Calendário Romano: uma análise das Equírrias e Tubilústrias nos Fastos de Ovídio (Séc. I d.C.)

The Festivities and the Inauguration of the Military Cycle in the Roman Calendar: an analysis of Equirria and Tubilustria in the Fasti of Ovid (1st century AD)

Autores

  • Thiago Eustáquio Araújo Mota Universidade de Pernambuco (UPE)
  • João Wictor Medrado Silva Universidade de Pernambuco (UPE).

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i01.13245

Resumo

Composto em dísticos elegíacos, os Fastos de Ovídio trazem valiosas informações sobre os ritos e as festividades em Roma que, convencionalmente, são divididas entre as festas do ciclo agrário, festas cívicas e aquelas de cunho bélico. Caracterizado como um poema didático, o texto mescla informações técnicas com divertidos excursus mitológicos ao retratar a etiologia das festas, templos e rituais romanos. O artigo em questão optou por se debruçar sobre a problemática das festividades, principalmente, as do ciclo bélico (Equírrias e Tubilústrias) que apresentam os dispositivos rituais de preparação para a guerra, além de problematizar as construções poéticas de Ovídio na descrição destas cerimônias religiosas.

Palavras-chave: Festividades. Calendário Romano. Ciclo Bélico. Ovídio. Equírrias. Tubilústrias.   

Biografia do Autor

  • Thiago Eustáquio Araújo Mota, Universidade de Pernambuco (UPE)

    Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG); docente da Universidade de Pernambuco (UPE).

  • João Wictor Medrado Silva, Universidade de Pernambuco (UPE).

    Graduando do curso de Licenciatura em História, Bolsista de Iniciação Científica do Programa de Fomento Acadêmico (PFA) da Universidade de Pernambuco (UPE)

Downloads

Publicado

2023-02-17

Como Citar

As Festividades e a Inauguração do Ciclo Militar no Calendário Romano: uma análise das Equírrias e Tubilústrias nos Fastos de Ovídio (Séc. I d.C.): The Festivities and the Inauguration of the Military Cycle in the Roman Calendar: an analysis of Equirria and Tubilustria in the Fasti of Ovid (1st century AD). (2023). Revista De História Da UEG, 12(01), e212306. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v12i01.13245