Supervisor e pai: o ofício do ἐπίσκοπος nas cartas de Inácio de Antioquia às comunidades cristãs da Ásia Proconsular, c. 110 d.C.
Supervisor and father: the office of the ἐπίσκοπος in the letters of Ignatius of Antioch to the Christian communities in Proconsular Asia, c. 110 CE
Resumo
Inácio de Antioquia é reconhecidamente uma fonte fundamental para se entender o cristianismo do início do século II d.C. Sua teologia e sua defesa de uma hierarquia estrita nas igrejas às quais se dirige fizeram dele um autor muito utilizado por escritores eclesiásticos de seu tempo e de períodos posteriores. No presente artigo, no entanto, procuramos abordar as cartas de Inácio enquanto fontes históricas para traçar um quadro de como se davam relações sociais de suma importância nas comunidades às quais se dirige, tendo aí a função de supervisão um lugar de destaque[1].
Palavras-Chave: Inácio de Antioquia. Ásia Proconsular. Cristianismo antigo.
[1] Artigo adaptado da dissertação defendida no Programa de Pós-graduação em História Social da FFLCH/USP, conforme recomendação da banca em Ata de Defesa emanada em 17 de agosto de 2016. Agradeço à FAPESP pelo financiamento da pesquisa no mestrado e de seu suporte à minha atual pesquisa de doutorado.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista de História da UEG. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.