O discurso do governo militar: dispositivos mobilizados na colonização da Transamazônica

The military government's discourse: devices mobilized in the colonization of the Trans-Amazonian

Autores

  • Renata Belz Kruger Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v11i2.12968

Resumo

Propõe-se no presente artigo analisar os dispositivos que foram mobilizados pelo governo militar com o objetivo de estimular e promover os deslocamentos de grupos das demais regiões do país para a colonização da Amazônia. Dentre os dispositivos mobilizados pelo governo para potencializar a colonização da Amazônia, destaca-se o Programa de Integração Nacional (PIN), assinado pelo presidente Médici em 1970, cartazes de propaganda do governo militar vinculados em meios de comunicação que incentivavam a exploração da Amazônia e o modelo de Urbanismo Rural adotado pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA). Para isso, são articuladas contribuições teóricas de Foucault a respeito do dispositivo e aproximações e relações do projeto de colonização empreendido pelo governo militar com o conceito de colonialidade.

Palavras-chaves: Amazônia. Dispositivo Colonial. Transamazônica.

Biografia do Autor

  • Renata Belz Kruger, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

    Mestranda em História pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); bolsista da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA).

Downloads

Publicado

2022-11-24

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

O discurso do governo militar: dispositivos mobilizados na colonização da Transamazônica: The military government’s discourse: devices mobilized in the colonization of the Trans-Amazonian. (2022). Revista De História Da UEG, 11(2), e122207. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v11i2.12968