O ensino da história e cultura afro-brasileira através do samba
The teaching of afro-Brazilian history and culture through samba
DOI:
https://doi.org/10.31668/revistaueg.v11i2.12800Resumo
O presente artigo é um estudo teórico e metodológico que busca contribuir para o trabalho com o samba no ensino de história na educação básica, principalmente no ensino da história e da cultura afro-brasileiras. Esse gênero musical, criado pela população afrodescendente nas primeiras décadas do século XX, é uma fonte histórica imprescindível para o conhecimento de sua vida, história e cultura no Brasil. Nesse sentido, configura-se também como um recurso didático e pedagógico para contar a história brasileira vista a partir de baixo, assim como para o estudo de vários processos históricos a partir da perspectiva das classes oprimidas. A metodologia empregada em nossa pesquisa consiste em um debate teórico sobre as relações entre a história, seu ensino e a música, seguido das análises de três composições com possíveis atividades didáticas. Em nossa perspectiva, trazer o samba para a sala de aula é uma das maneiras de construir uma educação antirracista, pautada em valores democráticos e igualitários.
Palavras-Chave: História. História e cultura afro-brasileira. Ensino de história. Samba.
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