Corrupção, corruptores e contrabando: uma discussão historiográfica sobre práticas ilícitas na América Portuguesa (C. Século XVIII)

Corruption, corruptors and contraband: a historiographic discussion on illicit practices in Portuguese America (c. 18th century)

  • Daniel Costa Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Resumo

O presente artigo[1] busca analisar a compreensão da ideia de corrupção, especificamente em Portugal e na América portuguesa e como tal entendimento refletiu na dinâmica da relação entre a metrópole e a colônia, especificamente no contexto da extração do ouro nas Minas e na região de abrangência da Companhia de Comercio de Pernambuco e Paraíba, durante o período pombalino. Assim, busca identificar como tais práticas ilegais tiveram impacto naquela sociedade. Centrando a análise a partir da discussão historiográfica sobre o tema, ainda recorremos de forma secundária a correspondências administrativas encontradas nos principais acervos documentais relativos ao período colonial, especificamente o AHU e dicionários produzidos no período para embasar a análise.

Palavras-chave: Corrupção. Contrabando. Escravizados.

 

[1] O presente artigo é um desdobramento do segundo capítulo da monografia intitulada: Entre atalhos e veredas: uma análise da política da Coroa portuguesa em relação ao contrabando e a corrupção no período pombalino (Pernambuco, 1758-1778). Apresentada pelo autor em outubro de 2020 junto ao Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo para obtenção da Licenciatura em História Agradeço ao Prof. Dr. Jaime Rodrigues pelo frutífero debate ao longo do processo de orientação e as observações das Profa. Dra. Adriana Romeiro e a Profa. Dra. Mariza de Carvalho Soares que compuseram a banca.

Biografia do Autor

Daniel Costa Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Graduado em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Publicado
2022-10-05
Como Citar
Silva, D. (2022). Corrupção, corruptores e contrabando: uma discussão historiográfica sobre práticas ilícitas na América Portuguesa (C. Século XVIII). Revista De História Da UEG, 11(2), e122204. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/12780
Seção
Artigos (Tema Livre)