Corrupção, corruptores e contrabando: uma discussão historiográfica sobre práticas ilícitas na América Portuguesa (C. Século XVIII)

Corruption, corruptors and contraband: a historiographic discussion on illicit practices in Portuguese America (c. 18th century)

Autores

  • Daniel Costa Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.31668/revistaueg.v11i2.12780

Resumo

O presente artigo[1] busca analisar a compreensão da ideia de corrupção, especificamente em Portugal e na América portuguesa e como tal entendimento refletiu na dinâmica da relação entre a metrópole e a colônia, especificamente no contexto da extração do ouro nas Minas e na região de abrangência da Companhia de Comercio de Pernambuco e Paraíba, durante o período pombalino. Assim, busca identificar como tais práticas ilegais tiveram impacto naquela sociedade. Centrando a análise a partir da discussão historiográfica sobre o tema, ainda recorremos de forma secundária a correspondências administrativas encontradas nos principais acervos documentais relativos ao período colonial, especificamente o AHU e dicionários produzidos no período para embasar a análise.

Palavras-chave: Corrupção. Contrabando. Escravizados.

 

[1] O presente artigo é um desdobramento do segundo capítulo da monografia intitulada: Entre atalhos e veredas: uma análise da política da Coroa portuguesa em relação ao contrabando e a corrupção no período pombalino (Pernambuco, 1758-1778). Apresentada pelo autor em outubro de 2020 junto ao Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo para obtenção da Licenciatura em História Agradeço ao Prof. Dr. Jaime Rodrigues pelo frutífero debate ao longo do processo de orientação e as observações das Profa. Dra. Adriana Romeiro e a Profa. Dra. Mariza de Carvalho Soares que compuseram a banca.

Biografia do Autor

  • Daniel Costa Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Graduado em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Downloads

Publicado

2022-10-05

Edição

Seção

Artigos (Tema Livre)

Como Citar

Corrupção, corruptores e contrabando: uma discussão historiográfica sobre práticas ilícitas na América Portuguesa (C. Século XVIII): Corruption, corruptors and contraband: a historiographic discussion on illicit practices in Portuguese America (c. 18th century). (2022). Revista De História Da UEG, 11(2), e122204. https://doi.org/10.31668/revistaueg.v11i2.12780